´Qual o problema de estarmos conversando?´ diz Nilton sobre encontro com Marão
"Qual o problema de estarmos conversando? Somos da base do governo estadual, não somos?". A declaração foi feita agora à noite pelo empresário Nilton Cruz, pré-candidato a prefeito de Ilhéus pelo PT, sobre o encontro que manteve com o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), na última terça-feira. "Apenas conversamos e ponderamos possibilidades de aliança ou não. Fiz isso da mesma forma que conversamos com Jabes (Ribeiro, PP), Bebeto (Galvão, PSB) e Rodrigo (Cardoso, PCdoB). A única conversa que não é possível ter é com (Valderico) Júnior, que é do DEM", completou o pré-candidato.
Nilton Cruz informou em primeira mão ao Jornal Bahia Online que nas próximas duas semanas, os três principais pré-candidatos da base governista - Mário Alexandre, ele e o empresário Carlos Machado - farão pesquisas individuais de intenção de voto, com o objetivo de comparar os resultados e saber o que pensa o eleitor sobre a sucessão. "Essa pesquisa vai ser determinante para saber o rumo que iremos tomar. Estou firme", garantiu.
Esta semana, o presidente do diretório municipal do PT, Ednei Mendonça, disse que o partido não abriu nenhuma conversa institucional com o prefeito Mário Alexandre (leia aqui). O PT local tem afirmado permanentemente que só aceita abrir a possibilidade de apoio a Marão, caso seja resolvida a pendência judicial que envolve mais de 300 servidores afastados pelo prefeito do serviço público. Mas, de acordo com Nilton Cruz, o governador Rui Costa determinou esta semana que quem irá conduzir a coordenação política do partido na Bahia será o senador Jaques Wagner, tendo o auxílio dos deputados petistas Valmir Assunção, Rosemberg Pinto e Marcelino Galo, além do presidente estadual da sigla, Éden Valadares.
O JBO fez um questionamento ao pré-candidato. Porque o presidente do diretório municipal não participou de um encontro deste nível?
"Tive reunião com Jabes, durante quatro horas no ano passado, vários encontros com Bebeto, Cacá... Não existe formalidade. Eu como pré-candidato a prefeito estou conversando com os pré-candidatos a prefeito. Ednei como presidente, ele conversa com presidentes de partidos. Não estou desmerecendo o diretório do partido. Mas se eu não exercer minha liderança e conduzir o processo a gente não chega lá. Óbvio que não vai ser goela abaixo uma decisão dessa, mas a gente não quer perder a eleição e temos que estar no jogo. Se vai compor ou não, a discussão vai acontecer depois. Na democracia é importante você conversar e é o que nós estamos fazendo", disse.
Em Ilhéus, o encontro entre Mário Alexandre e Nilton Cruz foi ciceroneado pelo deputado estadual Rosermberg Pinto mas, de acordo com Nilton, "sempre na linha de que ainda é cedo para movimentação". Nilton negou que, a partir deste encontro, esteja fragilizado em determinados segmentos ou tendências do seu partido. "Isso que saiu na imprensa (sobre a fragilidade) não é verdade e acho até que trata-se de um fogo-amigo", resumiu.